A Arte de Ensinar

30/10/2018

 

Uma das atividades mais nobres é a de ensinar. Todo professor é um educador, dotado de criatividade e capacidade de transformar vidas. Mas, afinal, o que é lecionar? É fazer com que um jovem pense por si mesmo? É permitir que uma criança descubra seus atributos? É saber gerar sonhos nas mentes adultas para que eles possam concretizá-los? É tudo isso. Tudo isso e mais. Um professor espalha ideias boas do passado, atualizando-as. Um professor exterioriza pensamentos sublimes. Um professor é exigente com disciplina, pois sabe que, por meio dela, é possível atingir tudo o que se almeja. Um professor ensina a caminhar com os próprios pés. Ele desperta o saber, desperta a curiosidade.

 

Uma das maiores responsabilidades do mundo é a de um professor. Seus ensinamentos podem potencializar o lado bom do ser humano. E a capacidade de educar do professor vem do carinho pela profissão. Vem da sabedoria de que aquilo é uma missão, aquilo é um dom. Quando um professor faz o que ama, consegue transmitir seus ensinamentos para qualquer tipo de ouvinte.

 

Ensinar é arquitetar, é esculpir, é pintar, é atuar, é cantar, é liderar, é desbravar, é descobrir, é ser tudo, é ser nada. É somente por meio da educação que se pode mudar o mundo. Quando um mestre se depara com a fraqueza de um aluno, ele sabe como transformar aquilo em uma virtude. Quando um mestre sabe respeitar os diferentes princípios dos estudantes, ele está ensinando o bem mais precioso que um homem pode ter: a tolerância. Quando um mestre molda os conteúdos de forma a torna-los lúdicos, ele está exercendo sua capacidade de ensinar de verdade, e não simplesmente fazer o aluno decorar.

 

Facebook: Natália Ribeiro

Twitter: natiribeiro95

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Professor é demitido após pedir redação sobre sexo para alunos de 12 anos

1/10
Please reload

Posts Recentes