Águas Claras a Caminho de 170 Mil Moradores

26/12/2018

Segundo pesquisa demográfica da Codeplan, haverá mais idosos e menos jovens

 

A população do Distrito Federal em 2030 será de 3,4 milhões de habitantes com o crescimento dos idosos (pessoas com mais de 60 anos) e diminuição dos jovens (menos de 15 anos). É o que prevê a pesquisa demográfica da Companhia de Desenvolvimento do DF (Codeplan) divulgada nessa quarta-feira (11/12).

 

A falta de planejamento e a bagunça urbana, causadas pela ganância do mercado imobiliário e a ausência de fiscalização, são os fatores que geram um drama em certas cidades. Águas Claras é um exemplo dela.

 

As condições atuais ultrapassam aquelas previamente determinadas, no seu processo de construção. Águas Claras foi criada em 1992 como bairro de Taguatinga, e em 2003, foi reconhecida como região administrativa. Isso porque Brasília foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, e assim novos bairros foram criados. 

 

Ainda segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), a parte vertical do bairro conta com 97.915 habitantes. Enquanto, Arniqueias e Areal, inclusas na grande Águas Claras, tem 51 mil pessoas juntas. 

 

E é a falta de planejamento urbano e público que é tema de muita reclamação. O governo diz que a falta de escolas públicas e de um centro de saúde público é escusável, já que muitos moradores da cidade tem um padrão de vida elevado. Os moradores acham a resposta muito evasiva.

 

Ainda existe a questão da mobilidade: pesquisas da PDAD revelam que 65% dos moradores utilizam carro para ir ao trabalho, e 87,67% o utilizam para ir trabalhar em outra região administrativa. De forma geral, os moradores são insatisfeitos com a maneira do governo de atender e olhar às suas reclamações. Apesar do excelente comércio em Águas Claras, capaz de atender as necessidades do dia-a-dia, a cidade já está no limite e a pressão pelo crescimento desordenado escurece ainda mais o horizonte da cidade. 

A taxa de crescimento anual passará de 1,54% para 0,98%.O impacto disso será o envelhecimento da população. Em 2010, os idosos representavam 7,6%. Em 2030, o índice mais que dobrará e chegará a 16,6%. Enquanto isso, a faixa etária de jovens cairá de 24,7% para 17,5%.

 

No entanto, as maiores trocas de posições ocorrerão com Águas Claras, que sai da 10ª e passa para a 6ª posição com uma população estimada em 170.492 moradores. 

Fonte: Agência Brasília

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

 

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br   

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ex-Deputado Laerte Bessa agride porteiro em Águas Claras