Águas Claras, a Cidade da Solidariedade

24/12/2018

 

Corações juntos podem trazer resultados incríveis

 

Vídeo com os melhores momentos do Natal no Areal

 

Imaginem um lugar bem perto da nossa cidade com pessoas de uma comunidade que precisam tanto de um olhar ou vários olhares para ajudar. O melhor mesmo foi correr atrás de ajuda em Águas Claras e conhecer o coração de cada um.

 

Tudo começou em novembro... Quando eu sonhei que precisava fazer mais caridade. Acordei pensando como isso seria possível, e logo me lembrei de que faríamos o Cine Urbano no Vitrinni Shopping dia 15 de dezembro, bem pertinho do Natal. Então pensei “porque eu não fazer um Natal invertido”?

  

Passei a ideia pro Marcelo Souza, gerente de marketing do shopping e pra Stella de Domenico, minha parceira e amiga do Cine Urbano. Imediatamente eles encamparam a ideia e começamos a programar o que seria o melhor e maior evento da minha vida.

 

 

A ideia era simples: ao invés de a criança ir ao shopping receber presente do Papai Noel, ela iria entregar o presente ao papai Noel, para que este pudesse doar às crianças carentes. Queríamos juntar uma meia dúzia de voluntários, com gorrinhos de Papai Noel e ir lá no Bat Caverna entregar os brinquedos. Simples assim.

 

Obviamente, comecei a contar esse projeto para todo mundo que eu conhecia, e divulgar e pedir doações a todas as pessoas e empresas que conheço.

 

A administradora regional, Jerusa Ribeiro, sugeriu o Bat Caverna no Areal, que é uma comunidade extremamente carente bem pertinho da nossa querida Águas Claras. E me passou o contato do queridíssimo Nem, um líder comunitário incansável que mora e trabalha sem parar no esforço de melhorar a vida daquelas pessoas.

 

Fiquei muito surpresa e emocionada com a solidariedade de todos a quem solicitei ajuda. Comecei numa conversa no Café do Flávio, contando a algumas amigas, e, nesse mesmo dia, o Flávio nos ofereceu vários bolos, a Rose, do dog do Jhow, ofereceu 200 cachorros quentes e o Thiago, Márcio e o Pedro do Oh!Coxinha ofereceram 600 coxinhas.

 

Pronto! Virou um evento grande... Começamos a pensar em um café da manhã para as crianças e corri ao Oba Hortifruti para pedir frutas para arrumar uma mesa bem bonita para aquelas crianças que nunca tinham tido uma festa de Natal na vida.

 

Minha felicidade explodiu quando algumas semanas depois, minha queridíssima amiga, Valéria Lessa, me disse que queria fazer uma carreata com o Dudu Noel e seus Super-Heróis pela cidade, e criou a Liga Solidária, formada por algumas lideranças da cidade.

 

Então tivemos a chegada do Papai Noel no Vitrinni Shopping junto com o Cine Urbano e mais de 150 brinquedos arrecadados dia 15/12, e a carreata da Liga Solidária e do Dudu Noel e seus Super-Heróis, com direito a circo e forró na Praça Arniqueiras dia 16/12, onde arrecadamos muitas roupas e mais brinquedos de vários condomínios e moradores da cidade.

 

Foi lindo ver os rostinhos das crianças quando a carreata do Dudu Noel e seus Super Heróis chegava! As crianças se iluminavam e a alegria ficava estampada em seus rostos. No condomínio Top Life foi tanta doação, que quase não coube nos carros.

Até Hit Shoes, uma loja de calçados, doou mais de 300 caixas lindas de sapatos que eles tinham encomendado para o Natal! Tinha para meninas, meninos e unissex. Cada uma mais linda do que a outra!

 

Nesse ínterim, a Cristal Presentes, um cliente muito antigo, entrou em contato comigo e eu imediatamente perguntei se ele tinha alguma coisa pra doar. Ele disse que já tinha doado muita coisa, mas o que tivesse sobrado ele doaria pra gente. Resultado: Recebemos mais de 100 árvores de Natal, quase 200 escovas de dente, centenas de presentes e brinquedos, artigos de decoração, além de quatro bicicletas infantis! Foi preciso uma CRV para poder buscar todas as doações! Minha felicidade só ia se multiplicando. Que emoção! Eu chorava quase todo dia. 

 

Sobrou até para o grupo da terceira idade, o Ativ_Idade, um grupo de meninas muito dispostas e cheias de energia, que temos na cidade. Dia 18/12 o Shopping disponibilizou a praça de alimentação, onde ficamos das 8:30 às 16:00, embrulhando e etiquetando cada brinquedo, consertando cada defeitinho, montando cada pequeno objeto que pudesse virar brinquedo para as crianças.

 

A super poderosa Nancy Faria, chegou para montar magicamente umas pistas do Hot Wheels e ajudar-nos a separar as peças de cada brinquedo. A nossa querida Nayse ofereceu seu carro CRV para ir buscar as doações lá na 203 Norte, onde foi com o Nem e voltaram 4 horas depois porque era muita coisa pra trazer.

 

Saímos dessa inesquecível terça-feira com 288 brinquedos embrulhados e etiquetados, quatro bicicletas de criancinhas e mais de 100 quilos de roupas, todas separadas por sexo e idade.

 

Eu trouxe duas árvores de Natal grandes pra casa para eu colocar na decoração da festa. Mas como meus enfeites não eram suficientes a mágica Nancy, mais uma vez apareceu para nos socorrer, e decorou as duas árvores lindamente...

 

O café da manhã do dia 22/12 do Bat Caverna virou almoço, pois o Dudu Noel e seus Super-Heróis já tinham um evento no Gama de manhã. E começamos a correria para a preparação da festa que era o que realmente importava: ver a felicidade das crianças que nunca tiveram uma festa de Natal na vida!

 

Na sexta-feira, dia 21/12, graças a Jerusa, que emprestou a Doblô da Administração, pudemos levar as doações todas para o Areal. Foram necessárias três viagens porque não conseguimos mais nenhum carro para ajudar a transportar as doações. E aqui paro para agradecer ao incansável Nem, o líder comunitário e ao Miague, o motorista da Administração Regional que ajudou e carregou inúmeras sacolas e caixas de brinquedos, pois éramos só nós três fazendo isso, claro que com a ajuda do Marcelo do Shopping, que nos emprestou a loja onde deixamos as doações e o carrinho para o transporte de tanta coisa! Fizemos isso brincando e cantando e comendo o tempo todo. Foi muito divertido!

Nesse momento, comecei a fazer uma lista de voluntários que pudessem ajudar na arrumação da festa na casa cedida pelo Ivanildo para usarmos de quartel general. Ele quase não conseguiu dormir em casa de tanta coisa que tinha dentro da casa dele doada pelos moradores e amigos de Águas Claras.

 

Foi um momento muito legal, pois contamos com muitos voluntários, que eu não esperava que fossem, inclusive minha irmã, cunhado e sobrinha que moram no Sudoeste e meus primos, com a família completa que moram no Lago Sul, além é claro, de vários vizinhos, moradores e idosas do nosso incansável grupo de amigas da terceira idade.

 

Cada um correu pra um lado. A Rose foi buscar os dogs, os Miague foi buscar as frutas no Oba, eu fui buscar os bolos no Bolos do Flávio. Chegamos ao nosso ponto de encontro às 9h30 e descemos para comunidade do Bat Caverna juntos para preparar a festa e aguardar a carreata.

 

Naquela correria, minha jornalista favorita, Érica Léda ficou por conta de filmar e fotografar todo evento. A tia Sônia Ianuck, uma das artistas do nosso grupo Ativ_Idade, fez umas obras de artes com as frutas. O restante dos voluntários corria de um lado pro outro servindo água e arrumando as mesas para as crianças que já haviam chegado.

 

Por volta das 11h30, chegou a carreata da Liga Solidária e Dudu Noel e Super-Heróis e as crianças entraram em êxtase! Foi impossível conter o choro…

 

Os vários Papais Noéis distribuíram mais de 100 presentes, e no final foi feito o sorteio das quatro bicicletas! Todas as famílias ganharam uma árvore de Natal e escovas de dente. Ninguém saiu sem presente! Foi muito, muito, muito emocionante ver como todos se solidarizaram e ajudaram dando água, trocando presentes para as crianças, entregando presentes pras crianças, servindo os lanches e a comida. Pessoas que nunca antes tinham participado de uma campanha solidária, participaram ativamente e já me avisaram que querem continuar nessa corrente do bem.

 

Assista o vídeo com todos os momentos:

 

O que aprendi nesse episódio? É que tem muito mais gente generosa e caridosa no mundo do que a gente má, basta terem a oportunidade de ajudar. Isso pra mim foi a felicidade plena de saber que nosso planeta e nossa cidade, especificamente, tem muita, muita gente disposta a ajudar!

 

Agradecemos imensamente a todos abaixo que fizeram essa festa ser inesquecível!

  • Administração Regional

  • Afonso do Veredão (arroz de carreteiro)

  • Bolos do Flávio

  • Casa e Festa

  • Celebrart

  • Condomínios

  • Cristal Presentes

  • Dog do Jhow

  • Dudu Noel e Super-Heróis

  • Grupo Ativ_Idade

  • Hit Shoes

  • Ivanildo (Dono da Casa)

  • Liga Solidária

  • Mauro (descartáveis)

  • Miague (motorista da Administração Regional)

  • Nem

  • Oba Hortifruti

  • Oh!Coxinha

  • Polícia Militar do 17º BPM

  • Rota de Casa

  • Total Utilidades

  • Vanessa (pintura de rosto)

  • Vitrinni Shopping

E a todos os voluntários que ajudaram a montagem dessa festa

Fotos: Érica Leda

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras.