Águas Claras e Comércio Local

10/07/2019

 

 

É muito bom morar em um local (cidade, bairro) onde há opções diversas de comércio. 

 

Ter uma padaria, um restaurante, salão de beleza, barbearia farmácia etc. 

 

Mas, o que devo fazer para que os comércios locais não fechem as portas? A resposta é consumir perto de casa, sempre que possível, adquirir bens e serviços perto de casa. 

 

Sim, sabemos que nem sempre há os bens e serviços que necessitamos ou na qualidade que almejamos. 

 

Em havendo, devemos dar preferência para que esses comércios não fechem as portas. Se fecharem será ruim para todos. 

 

De outro lado, os comerciantes e prestadores de serviços devem melhorar as qualidades de seus bens e serviços, para quer a vizinhança opte ao máximo pelo consumo local. 

 

Os ofertadores de bens e serviços locais devem, também, colocar preços compatíveis e acessíveis. 

 

Preço é uma questão de oferta e consumo. Por isso, quanto mais pessoas consumirem nas suas vizinhanças, melhores preços o comércio poderá oferecer. 

 

Outra coisa importante é que, ao consumirmos na vizinhança repetidas vezes, teremos um relacionamento mais amigável. Os chamados colaboradores (funcionários dos comércios) passam a nos conhecer, chamam-nos pelo nome e vice-versa. 

 

Tem um comércio perto do meu prédio que o funcionário Pedro, quando me vê, já fala logo: “seu Cabral, hoje tem aquele strogonoff que o Sr. Gosta”. Outro, do açougue, Felipe, já pergunta: “vai a carne moída, hoje? Está na promoção”. 

 

É muito bom ser tratado como se fôssemos especiais. “Comportamento gera comportamento” (behavior begets behavior). 

 

Passe a cumprimentar todos os funcionários, incluindo os “invisíveis”. Quem são os invisíveis? O pessoal da reposição e da limpeza. Muitas vezes passamos por eles e nem os vemos. Eles, muitas vezes, acompanham as suas preferências e lhe dão dicas. 

 

Outro dia, num comércio local, a moça da limpeza disse-me “o franco assado já está pronto, embalado, na mesinha da padaria, do jeito que o Sr. Gosta”. 

 

Tem um bar e restaurante perto de casa que, quando quero uma feijoada, já ligo para o Welbert e digo: “vá preparando a minha feijoada aí, para viagem; dentro de meia hora, chego aí para pegar”. 

 

Quando pretendo cortar o cabelo, ligo para um dos barbeiros, ali no Bahamas e pergunto se a fila está grande ou se posso ir já. 

 

A lotérica local idem. Todos me conhecem pelo nome. 

 

Por fim, é muito importante que cuidemos dos comércios das nossas vizinhanças. É uma via de mão dupla. Todos ganham.  

 

Lembrem-se, aumento do consumo local faz com que o preço e qualidade melhorem. Podem ter certeza. Sem nos esquecer do conforto nosso de cada dia. 

 

Por isso tudo e mais, o comércio local e nós devemos ser uma aliança inquebrantável. 

 

 

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

 

 

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ex-Deputado Laerte Bessa agride porteiro em Águas Claras

1/10
Please reload

Posts Recentes