Como Usar a Filosofia do Yoga para Nossa Atualidade?

07/11/2019

 

O fundamento do yoga está baseado em uma ética universal que compreende 10 grandes obrigações morais: os cinco yamas (proscrições, aquilo que não devemos fazer) e os cinco niyamas (regras éticas para uma vida correta). Esse fundamento foi registrado nos Vedas, uma série de escrituras que datam de 1700 a.C. aproximadamente. Vamos começar uma série nesse mês de novembro para conhecer essa filosofia. Nesse primeiro capítulo, como os yamas e niyamas nos ajudam na vida moderna.

 

O primeiro yama ficou conhecido por ser muito citado pelo líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, chama-se ahimsa, não-violência. A ideia é que tenhamos atenção para não usar a violência contra os outros, seja física ou verbal, e também contra nós mesmos, respeitando os limites do nosso corpo e mente. O segundo é satya, a verdade. Devemos evitar a mentira em palavras e pensamentos, e isso inclui mentir para si mesmo.  Em seguida temos asteya, não roubar, nem bens materiais nem idéias. O quarto é brahmacharya. Apesar da tradução relacionar ao celibato, significa a moderação no sexo e na alimentação, por exemplo, como forma de preservar a sua energia em harmonia. E por último, aparigraha, não cobiçar. Uma forma de alertar que a felicidade não está na posse de bens materiais ou de alguém.

 

Obrigações morais são patrimônio de todas as grandes religiões. Veja que os yamas lembram os testamentos cristãos ou os pilares do islã, por exemplo. A ética envolve os princípios que orientam o comportamento humano, refletindo valores para o convívio em equilíbrio. Um convívio em sociedade, mas também consigo mesmo. E você? Qual yama você precisa desenvolver mais?

 

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga

Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga

Site: www.satvikayoga.com
 

Quer praticar yoga em Águas Claras?
Conheça o Espaço I AM: www.instagram.com/espacoiam

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

 

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Professor é demitido após pedir redação sobre sexo para alunos de 12 anos

1/10
Please reload

Posts Recentes