DER-DF realiza duplicação da via que liga o Parque Way ao Núcleo Bandeirante

10/09/2018

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio de obra direta (executada pelo próprio órgão) está duplicando o trecho do Setor de Mansões Park Way (SMPW) na Quadra 03 que fica entre a rotatória da DF 079 até a entrada do Setor de Indústria Bernardo Sayão (SIBS) com o objetivo de viabilizar a maior fluidez do trânsito na região.


Essa alteração visa, ainda, reduzir retenções e gargalos no trânsito, melhorar o fluxo e diminuir o tempo gasto com deslocamento. A via apresenta elevada demanda no tráfego devido ao número aproximado de 15 mil usuários que passam por este local diariamente.


A obra foi determinada em 2017 pelo governador Rodrigo Rollemberg em reunião com os então Administradores de Águas Claras, Núcleo Bandeirante/Parque Way e Guará, juntamente com o diretor do DER-DF, presidente e diretor da Novacap onde definiram detalhes de realização da obra.

 


De acordo com o Diretor Geral do DER-DF, Márcio Buzzar, a pista é bem conhecida pelos motoristas que trafegam na região que liga a rotatória à entrada do SIBS e começou a ser duplicada no dia 02 de maio. “No projeto estão incluídas a duplicação da via e balão de acesso ao Conjunto 07 na Quadra 03 do SMPW”, afirma. As obras de duplicação estão sendo executadas em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram).


No decorrer da obra, o DER-DF, que não pretendia fazer alterações fundiárias no percurso se viu obrigado a recuar o muro de uma residência para que fosse possível realizar um traçado coerente com a fluidez da pista. Para essa ação de recuo do muro, contou com a parceria da Novacap.


A obra foi executada de forma direta (diretamente pela administração pública, neste caso, o DER/DF) o que tem suas vantagens, pois economiza o dinheiro público, mas também tem suas desvantagens, pois não se tem a mesma agilidade de uma empresa privada. Por isso o tempo de execução se torna maior.


A execução da obra passou por atraso de mais de um mês por falta de cascalho, que é base para a pista. A solução encontrada foi buscar o cascalho e Santo Antônio do Descoberto (GO).


A capa asfáltica é do DER/DF e o processo de aplicação foi realizado pelo próprio DER-DF junto com a Novacap.

 

No dia 03 de setembro, no fim da tarde, o trânsito já pôde ser liberado no local e não teve ocorrência de engarrafamentos, nem mesmo em horário de pico.

 Video após liberação da pista.


Melhoria para além de motoristas
Com a obra já em curso os engenheiros do DER-DF identificaram a necessidade de melhorar a vida de pedestres e ciclistas também. Com isso, a duplicação da via foi acompanhada da criação de uma ciclovia para garantir segurança e comodidade para ciclistas amadores ou profissionais e pedestres que utilizem a via por lazer ou necessidade.


Segundo Hélio Brasil, da Assessoria de Comunicação do DER-DF, a obra já está 90%  concluída, faltando apenas sinalização horizontal tanto na via dos carros, quanto ciclovia, algumas sinalizações verticais que se viram necessárias e a instalação dos meios fios. Ainda de acordo com Hélio, a previsão de entrega da obra 100% concluída é de uns vinte dias, ou seja, até o final de setembro via e ciclovia estão prontas.

 

Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! - Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

 

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF #DER #Obras #Transito

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Caravana Coca-Cola sobre trilhos

1/10
Please reload