Invasão de Abelhas Causam Transtornos em Águas Claras

Veja o Vídeo!

 

Apartamentos do condomínio Prime Vivence, em Águas Claras, estão sendo invadidos pela abelha-europeia (Apis mellifera), uma espécie exótica e agressiva. 

 

 

A primeira ocorrência no condomínio, que fica na Avenida Jacarandá, aconteceu dentro do prédio, onde as abelhas fizeram casa. O síndico tomou providências por si só e resolveu o problema. Agora as abelhas fizeram colmeia em dois postes próximos ao prédio para onde são atraídas pela luz  durante a noite gerando varias ocorrências de picadas por parte dos moradores. Os postes são ocos e estão tomados por abelhas em todo seu interior.

 

O único caminho para dar fim às infestações de Apis mellifera é ligar para o 193 e fazer uma ocorrência. Depois disso, os bombeiros vão até o local afetado com um apicultor que analisa se o caso é de remoção ou extermínio. O procedimento geralmente ocorre à noite, quando os bichos estão reunidos.

Em depoimento ao Águas Claras Mídia, uma moradora declarou que há dois anos eles estão com esse problema e já foi feito o aviso ao Corpo de Bombeiros, mas estes só estiveram no local, analisaram e deram a orientação para que os próprios moradores fizessem a compra do veneno apropriado para que assim o CBMDF fizesse a exterminação da colmeia.

Palavra do Especialista

Professor do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Aguiar explica que a Apis mellifera é uma espécie exótica que faz ninhos em cavidades como postes de metal, caixas de luz e forros de telhados. Por não serem abelhas silvestres, Aguiar acredita que a resolução para a infestação será o extermínio do inseto que, além do Prime Vivence, está incomodando moradores outros residenciais da região, como o Blend. “É uma espécie agressiva que pode levar à morte com as ferroadas. É preciso frisar para o corpo de bombeiros que elas estão provocando uma ameaça à população”.

 

O professor acredita que os insetos estejam, realmente, sendo atraídos pela luz artificial dos apartamentos durante a noite.  “São uma ameaça, pois ferroam sempre que alguém encosta nelas. Não existe forma de controle pelos moradores, e a melhor coisa é solicitar o extermínio, pois são muito perigosas mesmo. Não é sugerido contratar apicultores ou amadores, a resolução é somente com os bombeiros”.

 

Fotos e vídeo: Jéssica Soares

Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! - Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br 

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF #Infestação #Abelhas #CBMDF #Transtorno

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque