Morre Paulo Zimbres Idealizador de Águas Claras

04/06/2019

 

Paulo foi responsável por Projetar Águas Claras, ainda em 1991.

 

O arquiteto foi responsável por muitos outros projetos no Distrito Federal

Paulo Zimbres arquiteto, mineiro de Ouro Preto, professor da UnB e idealizador de Águas Claras, faleceu no ultimo dia 03 de Junho, aos 86 anos.

 

Paulo nasceu em 06 de janeiro de 1933 e se formou em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) em 1960 e integrou a mesma escola de Oscar Nyemeyer, que utilizavam o concreto como material modernista essencial de seus projetos, sobre isso, ainda em vida declarou: “Fomos criados assim, entendendo seu uso não só como elemento estrutural, mas como linguagem arquitetônica”, declarou, reiterando ainda: “Se quero fazer pilotis, volumes em balanço ou estruturas em curva, então prefiro o concreto”. Em 1968, Zimbres iniciou sua carreira como professor universitário na UnB, onde projetou o prédio da Reitoria sobre pilotis em 1975.

 

Paulo Zimbres teve projetos reconhecidos em bienais, salões e concursos públicos. Além da reitoria da UnB, também foi responsável pelo edifício-sede da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb-DF), projetou a cidade de Águas Claras e teve participação nos projetos do Setor Noroeste e Jardins Mangueiral. Atualmente, o especialista estava envolvido em projetos coordenados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF).

Paulo, em 2017, escreveu um artigo publicado pelo Correio Braziliense em que falava sobre o projeto de Águas Claras e o inchaço não programado de seu projeto: “Pensamos em uma cidade mais complexa, mais rica em atividade e com menos restrição de uso. Propusemos até um setor de indústria e áreas comerciais com liberdade de se fazer no térreo dos condomínios. Como a Rua Augusta, em São Paulo. Pensamos em uma densidade de 300 habitantes por hectare. (...) Pensamos em 12 pavimentos e alteraram para 30. Isso aumentou a densidade populacional gravemente. Já que foi feito, é preciso revisão urgente do plano original para mitigar os conflitos. Águas Claras é uma cidade necessária. As pessoas gostam de morar lá. Sofrem com o transporte na hora de pico, porque o metrô não foi implantado no DF em totalidade razoável. Gostam de andar a pé, conversar nos botecos. A estrutura urbana agrada a população.” Disse Zimbres no Artigo que pode ser lido na integra no site do Correio Braziliense.

 

Zimbres era reconhecido por sua criatividade e sustentabilidade de seus projetos. Podemos ver o sucesso de suas ideias em cada traço de nossa cidade, planejada para ser aconchegante, sustentável, prática e autônoma. Ficamos triste com a perda de alguém tão brilhante e agradecidos pelo presente que é nossa cidade de Águas Claras.

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

 

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br   

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ex-Deputado Laerte Bessa agride porteiro em Águas Claras

1/10
Please reload

Posts Recentes