Parque Central E Parque Sul De Águas Claras

09/06/2019

 

Sonho dos moradores de Águas Claras, o projeto está em fase de finalização. O parque, que é composto por um conjunto de terrenos no centro da área vertical da cidade, vai criar um oásis entre os prédios: áreas de lazer e áreas destinadas ao esporte, à cultura e à contemplação, além de quebrar o horizonte marcado por altos edifícios.

 

Para escolher o projeto do parque, foi promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, a pedido da Terracap, o Concurso Nacional de Projetos e Arquitetura e Paisagismo, cujo ganhador foi o estúdio Sidônio Porto Arquitetura que agora desenvolve os projetos das estruturas internas: dos bosques à pista de skate, passando por prédios de convivência, passarelas e os belos arcos, destaque do projeto. A Praça dos Arcos (uma praça longilínea com arcos metálicos recobertos de vegetação sobre a linha do metrô), além de servir para integrar os dois lados da cidade, vai ser a ponte sobre a linha férrea e local de concentração de pessoas para a realização de eventos. A praça, que é candidata a ser novo cartão postal da cidade, fica ao lado de um anfiteatro, um borboletário e próxima ao Centro Administrativo do Parque, onde devem se concentrar as atividades do complexo.

 

 

 

O projeto prevê uma área de recuperação e soltura de aves silvestres, lanchonetes, sanitários, estacionamentos arborizados em toda sua extensão, quadras poliesportivas e campos de futebol, pista de skate, escritório horto botânico, lagos, horta comunitária, pistas de caminhada ciclovias e, principalmente, passarelas interligando as áreas, um dos destaques do desenho arquitetônico.


Uma comissão da Terracap analisa cada estrutura e aprova o conjunto, que então poderá ser licitado pelo Governo do Distrito Federal. Como o parque é dividido por lotes, há a possibilidade da implantação gradual ou de parceria público privada em algumas estruturas, com possibilidade de exploração comercial (como as pequenas lojas, lanchonetes e centros de convivência).

 

Ainda que seja uma demanda dos comerciantes e moradores ao longo do parque, a área vai prever estacionamento suficiente apenas para suas próprias atividades, o que impede os pedidos de ocupação das áreas públicas adjacentes aos prédios comerciais feitos por bares e shoppings. A Feira Livre também não recebeu local definitivo dentro do projeto do parque, mas segundo o próprio arquiteto Sidônio Porto, o projeto do parque contempla áreas para eventos e concentração de pessoas e podem, se assim desejarem os seus gestores, receber a feira no futuro.

 

Sidônio e Lúcia Porto, ao lado do filho Márcio Porto e de Sidney Linhares, são os nomes à frente da Sidônio Porto Arquitetos Associados. Com quase 50 anos de história, o estúdio tem tradição em projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo para centros administrativos, parques industriais, parques, praças e espaços urbanos, públicos e particulares em várias cidades e locais do Brasil e do exterior, tendo participado e ganho inúmeros concursos.

 

Fonte: Folha de Águas Claras

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

 

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

 

 

Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ex-Deputado Laerte Bessa agride porteiro em Águas Claras

1/10