Projeto Via Interbairros Pode Sair do Papel

16/01/2019

O governador Ibaneis Rocha quer tirar do papel o projeto da Via Interbairros, que tem por objetivo desafogar o trânsito na capital, através de 26 km de rodovia ligando Samambaia, Águas Claras, Park Way, Guará e Plano Piloto. O projeto bilionário está previsto no PDOT (Plano Diretor de Ordenamento Territorial) desde 1997 a passos lentos e foi consolidado em 2009. Contudo, para a viabilidade do empreendimento, é necessário enterrar os fios de alta e média tensão de Furnas, que se encontram no área estudada.

O projeto abrange, além de via para veículos, empreendimentos imobiliários destinados a moradia, comércio e lazer.  

 

A responsável por avaliar a viabilidade do projeto é a Secretaria de Mobilidade, que optou por contratar uma consultoria especializada, pois o governo não possui efetivo para as análises técnicas necessárias ao estudo.

 

Os tramites finais de orçamento, projeto básico, comissão de licitação, edital e minutas foram encerradas recentemente e está em fase de definições técnicas e de regulamentação das obrigações das partes quanto aos procedimentos para o enterramento e manutenção das linhas de média e alta tensão de Furnas. O valor estimado para a execução do projeto é de R$ 2,5 bilhões.

 

Os órgãos ambientais ainda precisam se manisfestar sobre a viabilidade do projeto. Assim como, também, é preciso aprovação do modelo de negócio público-privada pela Terracap e manifestação da Controladoria Geral e da Procuradoria-Geral do DF.

 

Caso o projeto seja aprovado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas ao qual deve ser submetido, ainda precisará ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

 

Ibaneis pretende acelerar todas as análises técnicas e abrir licitação para a execução do projeto da Interbairros até agosto deste ano.

 

Caso tenha interesse em entender melhor o projeto acesse as Diretrizes do Projeto Interbairros publicada em 2017.

 

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

 

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

 

 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

 

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

 

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF #Governo #ObrasPublicas #GDF

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Vândalos Fazem Pichação em Patrimônio do Parque de Águas Claras

1/10
Please reload

Posts Recentes