Terceirização da Caridade

04/09/2018

 

Fazer caridade não significa apenas dar assistência financeira. Isso é terceirizar a caridade. Em épocas como a que vivemos, em que o tempo é mais sagrado que o bem estar, são poucos os que conseguem uma brecha na correria do dia a dia para dar atenção a alguém. Caridade pode soar como algo desnecessário para muitos - algo próximo do luxo -, mas, na verdade, é mais essencial do que imaginamos. Fazer caridade, em especial aquelas que envolvem nossa participação direta, faz muito bem para nós mesmos. Não é à toa que até mesmo empresas buscam por profissionais que tenham feito trabalho voluntário. Isso nos torna mais humanos, e humanismo é essencial para ter uma vida equilibrada e bem sucedida. 

 

Estudos mostram que ajudar os outros produz felicidade. Quando damos assistência direta a alguém, seja por meio de um sorriso, de um tempo para escutar os problemas alheios ou mesmo para cuidar de alguém que já não consegue mais viver por si só, nosso humor melhora e reduzimos o estresse. Na verdade, começamos a ver a vida de maneira mais leve. E isso não é devido somente ao fato de que, quando vemos pessoas em situações vulneráveis, exercemos a empatia. É, também, porque essas pessoas têm muito a nos ensinar. Esquecemos dos problemas ou até mesmo conseguimos soluções para eles.

 

Gentileza gera gentileza. O clichê é mais notório que tudo. Caridade feita por nós mesmos, com nossas próprias mãos, olhos, nariz, boca, pés, etc, é a mola propulsora para a paz mundial. Quem recebe a caridade também ganha muito com isso, e as energias positivas só se somam, até atingirem patamar antes jamais imaginados. E, obviamente, relacionar-se com os outros é algo crucial para o ser humano. Somos seres sociáveis. E socializar apenas com pessoas parecidas com nós, com problemas parecidos com os nossos, não nos amplia a visão de mundo. É aí que a caridade entra como grande educadora. Portanto, para que terceirizar se o melhor está dentro de nós, pronto a ser compartilhado? 

 

Facebook: Natália Ribeiro

Twitter: natiribeiro95

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Caravana Coca-Cola sobre trilhos

1/10
Please reload

Posts Recentes